terça-feira, 23 de agosto de 2011

Simpósios Temáticos

Os resumos deverão ser enviados para o e mail do coordenador indicado no respectivo Simpósio Temático escolhido.

1- Biografias e autobiografias: escrita de si e formação da cultura histórica
Germana Guimarães Gomes
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba.
ggermanag@hotmail.com
Ana Luiza de Vasconcelos Marques
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba.
aniiinha@msn.com

Esse Simpósio temático tem como proposta, a discussão sobre os estudos relativos às biografias e autobiografias, tendo como eixo norteador a escrita de si a contribuição dessa para a formação da cultura histórica. Nesse ínterim, abrimos espaço para dialogar com as diferentes áreas do saber, a partir das mais diversas instâncias, haja vista a ocorrência de inúmeros trabalhos que apontam para essa perspectiva. Entendendo por cultura histórica “a relação que uma sociedade mantém com seu passado” trazemos com este estudo a possibilidade de pensar culturas históricas concorrentes, conflitantes ou simultâneas em um mesmo período ou local. É nesse âmbito interdisciplinar que evidenciaremos o pensamento de estudiosos do campo da história, como também de outros saberes que possuam “condições do sentido histórico”. 

Palavras-Chave: Autobiografia- Biografia- Escrita de si- Cultura Histórica- Interdisciplinaridade.


2- AFETIVIDADES VIRTUAIS, VIOLÊNCIAS MARGINAIS: IDENTIDADE, GENÊRO E CIBERESPAÇO

SUZANA CRISTINA BATISTA BARRETO (UFCG)
(SUZANACRISTINA03@HOTMAIL.COM)
ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA (UFCG)

Os dispositivos de controle da sexualidade estão espalhados por toda a sociedade, das mais variadas formas no decorrer da experiência histórica. Contudo, inúmeros deslocamentos têm sido evidenciados no decurso da História, ao mesmo passo que diversas permanências quanto aos meios de controle e/ou exposição do corpo sexualizado. O presente simpósio temático busca coordenar as discussões realizadas entre os historiadores em torno de dois eixos distintos, no entanto, articulados entre si por meio da problematização sobre gênero. Serão postas em cena as diversas reflexões, realizadas em chave histórica, sobre a violência contra o corpo feminino, bem como a construção de identidades fluidas do masculino a partir do ciberespaço e/ou de fontes já canonizadas no saber histórico, a exemplo dos períodos. Sendo assim, buscar-se-á um diálogo entre ciberespaço, gênero e violência.

Palavras chave: Afetividade. Gênero. Violências



3- HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO
Silvano Fidelis de Lira
(silvanofidelis89@gmail.com)

A metodologia da História Oral e as pesquisas que se valem da Memória estão cada vez mais presentes no métier do historiador, partindo desse pressuposto este Simpósio Temático tem como objetivo proporcionar uma discussão acerca da utilização da fonte oral e da memória como possibilidade no ensino de História, buscando assim reunir pesquisas, ensaios, resenhas e trabalhos relacionados ao tema. Mais que reunir trabalhos, nosso objetivo é uma troca de experiências metodológicas e de pesquisa.

Palavras Chave: História Oral. Memória. Ensino.



4- A PESQUISA EM HISTÓRIA COLONIAL E SEUS USOS NA SALA DE AULA
João Paulo Costa Rolim Pereira
Leonardo Cândido Rolim
(leonardorolimhist@gmail.com)


Este Simpósio Temático tem por objetivo fomentar a discussão em torno dos usos das pesquisas desenvolvidas acerca da História Colonial (XVI-XIX) em sala de aula, nos mais diversos níveis de ensino. Apesar do período em questão englobar a maior parte da história do Brasil, a ele não é dado a devida importância nos currículos escolares. Nos últimos 30 anos as pesquisas em História Colonial passaram por significativas transformações. A interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, tais como a Antropologia, Sociologia e Arqueologia, que proporcionaram diferentes leituras acerca do tema, assim como a utilização de novas fontes, fomentaram o desenvolvimento de trabalhos sobre o período proposto. Este ST visa pesquisas que dialoguem com essas novas metodologias e perspectivas acerca do tema, problematizando fontes, agentes (europeus, indígenas e negros), conflitos, economia, política e
administração, assim como a suas abordagem em sala.



5- EDUCAÇÃO E A PÓS-MODERNIDADE: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE, ETNIA E GENÊRO.

Alzira de Cássia da Silva Rodrigues (Graduada)- UEPB
cassia.rdg@hotmail.com
Márcio Tiago Aprígio de Figueirêdo (Graduando)- UEPB       marcioaprigio@hotmail.com
Enveredando-se pelo método da retrospectiva de M. Bloch, o historiador deve trabalhar numa dialética entre o presente e o passado, sendo assim, o profissional da história seja pesquisador/professor tem que conhecer o seu tempo para poder “deflorar” o passado. Este, no século XXI, tem que perceber a diversidade cultural, esquadrinhar o cotidiano social, notando que o mundo globalizado é o da fragmentação da identidade: gênero, etnia, religião e etc. Segundo Zygmunt Bauman, a sociedade pós-moderna quebrou todos os pêndules das certezas, o mundo nos seus vários prismas é líquido, as convicções foram destruídas, desta forma, as identidades buscam a todo instante se afirmarem na sociedade. Os movimentos sociais que foram reprimidos, mas não silenciados pela ditadura militar, com redemocratização, sobreveio um reflorescimento de tais movimentos feministas, negros, homossexuais, índios entre outras identidades que buscam seu espaço de legitimação na sociedade brasileira. Deste modo, o Grupo de Trabalho propõem discutir o papel do historiador enquanto pesquisador/ professor, dessas temáticas no século XXI. Num mundo onde a construção identitárias é múltipla, necessitando percebê-las e dialogá-las, para fomentar uma crítica.
Palavras Chave: Educação. Etnia. Gênero.


6- Reflexões e experiências sobre transversalidade e interdisciplinaridade no ensino de História
Welton souto Fontes
Rosineide Alves de Farias


Desde 1995, os professores podem usufruir de propostas educacionais atreladas aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Considera-se que estas são orientações, para que haja mudanças metodológicas na construção de situações de aprendizagem, fazendo com que se proporcione um significado vivo em relação ao que os alunos constroem e desenvolvem em sua vida escolar e cotidiana. A interdisciplinaridade se insere nessas propostas e perpassam todos os elementos constitutivos do conhecimento, buscando a integração entre os saberes e marcando um movimento ininterrupto, criando ou recriando outros pontos para a discussão. Apesar de todas as orientações e de tantos estudos acadêmicos, pôr em prática uma ação docente que contemple essas premissas ainda é um grande desafio, tanto para alunos de licenciatura, quanto para profissionais da educação. Este simpósio tem como objetivo reunir trabalhos e manter interlocução sobre propostas e experiências de pesquisadores e profissionais que se dedicam a essa temática no ensino de História, buscando assim, agregar debates que lancem perspectivas múltiplas sob os prismas teóricos ou práticos concernentes a ação docente pautada na transversalidade e na interdisciplinaridade.
Palavras Chave: Transversalidade. Interdisciplinaridade. Ensino de História.


7- HISTÓRIA, LITERATURA E IMAGEM

Lauricéia Galdino dos Santos
Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio
gaudencio_bruno@yahoo.com.br

A proposta deste Simpósio Temático é possibilitar um diálogo com pesquisas que tratam da relação História e Literatura, bem como da relação História e Imagem no estado da Paraíba. Representações, práticas e apropriações das mais diversas dicções, usos e abusos da literatura, da pintura e do cinema em sala de aula, aspectos destas várias linguagens nas normas e formas do escrever da História Cultural no âmbito da pesquisa e do ensino na Paraíba na contemporaneidade.

Palavras Chave: História. Literatura. Imagem.


8- GÊNERO, SEXUALIDADE E MÍDIA: PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO
Prof.ª Giulle do Nascimento e Silva (UEPB – História)
Prof. João Paulo Lemos (UPE – História)
Profª. Fernanda Pinto (UEPB/UFCG – História)

Este simpósio temático visa agregar trabalhos em História e áreas afins que estejam problematizando as questões de gênero e sexualidade, fazendo ponte com as produções midiáticas. Buscamos contribuir com uma discussão que vise construir conhecimentos a partir do compartilhamento de experiências em sala de aula que tenham realizado abordagens sobre a temática. Sabemos que essa discussão encontra-se em ênfase, ganhando espaço também nos eventos acadêmicos, o que nos dá a oportunidade de levar as nossas construções da academia para as salas de aula. Unir uma temática tão presentes no nosso cotidiano e dos nossos alunos como as mídias nos aproxima da realidade deles, juntamente com temáticas bastante presentes no meio estudantil (não apenas nele) como gênero, sexualidade e diversidade sexual facilita a construção de diálogos sobre questões que ainda são vistas como tabus. Serão bem vindos trabalhos de diversas áreas que comunguem dessas interfaces.
Palavras Chave: Gênero. Sexualidade. Mídia. Sala de aula.



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