O Encontro propõe a discussão do tema: “Desafios do ensino de História na Paraíba: Formação e Currículos”
Sua realização será de grande importância não somente para os estudantes e profissionais de História, mas para a comunidade científica e para a sociedade como um todo. O II EPBEH possui um caráter acadêmico, científico e cultural, tendo em sua programação uma série de debates, conferências, mini-cursos, apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais através das comunicações livres, grupos de discussões, manifestações artísticas e shows musicais. Atividades como estas despontam como importantes oportunidades para a apresentação de significativa parte da produção científica e artística da região, valorizando assim os costumes e cultura regional.
Desta maneira, será inestimável o valor de um evento desta natureza para a formação do público ao qual o II EPBEH se destina que sairá com certeza enriquecido com um bom volume de conhecimentos adquiridos, e também pelo intercâmbio, fruto do convívio entre estudantes e professores dos diversos lugares que se farão presentes.
É importante a abordagem e reflexão sobre a temática afim de que se possam perceber as novas exigências curriculares e como lidar em sala de aula com temas polêmicos que são tabus em nossa sociedade, além de buscar outros elementos que compõe o ensino no estado. A educação no nosso estado está inegavelmente ligada a processos de cunho político, econômico e social que devem ser amplamente debatido. O debate dessas questões é de extrema importância para podermos analisar e discutir quais são as peças que faltam para podemos melhorar o mínimo a educação no estado e conseqüentemente contribuir para uma cidadania mais digna que nos coloque em postos melhores nas estatísticas nacionais que analisam a educação. A discussão acerca da educação se faz necessário tendo em vista que é através dela que é possível transformar efetivamente uma sociedade e ainda que emerge diversas questões sobre o ensino de Historia que se fazem presentes nas salas de aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário